Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Especialistas da RFB apresentaram as novidades no evento transmitido na tarde desta terça (14), cuja gravação está disponível no canal  

A TV CRCPR transmitiu  gratuitamente, na tarde desta terça-feira (14), a live “Receita Federal: Saiba quais serviços estão mais perto de você”.  

O evento, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), com com o apoio do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (SESCAP-PR),  SESCAP Campos Gerais, SESCAP Londrina, Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) e Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), contou com time completo de palestrantes: Dayane Fengler, analista tributária da Receita Federal, Giovanna Rocha de Moraes, chefe substituta na Agência da Receita Federal em Medianeira, Karina Ducati, chefe da agência da Receita Federal em Xanxerê-SC, e Luana Maria Kuboski, integrante da agência da Receita Federal em Campo Mourão. Além disso, o delegado da Receita Federal, Marcos Vinicius Rinaldi, o superintendente adjunto da 9ª Região Fiscal da Receita Federal, Eriton Lima de Oliveira, e o chefe da divisão de atendimento da 9ª Região Fiscal, Reinaldo César Moscatto, realizaram fala de abertura ao lado do presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

“Agradecemos a oportunidade de podermos de tratar de assuntos que é complexo até para nós, que é esse período de mudanças na forma de atendimento e migração para os canais online”, disse Marcos Rinaldi no início da palestra. Já o superintendente adjunto da 9ª Região Fiscal da Receita Federal, Eriton Lima de Oliveira, destacou que “a gente vem avançando bastante com a divulgação desses canais novos de atendimento, evitando ao máximo que o contribuinte tenha que se deslocar até os locais de atendimento.”  Para Reinaldo Moscatto, “hoje o atendimento é todo direcionado ao virtual. O atendimento presencial está reduzido em 25% e direcionado a pessoas físicas. Então os contadores e as pessoas jurídicas devem e estão buscando cada vez mais o atendimento virtual. Por isso o nosso interesse em levar aos contadores como buscar esses serviços via internet”. Concluindo o momento da abertura do evento, o presidente Jochem destacou que “a grandeza desse evento se dá porque hoje conseguimos fazer quase tudo sem sairmos dos nossos escritórios porque a Receita Federal tem muita tecnologia à disposição do contribuinte e do contabilista.” 

As palestrantes abordaram de forma didática e descomplicada as principais mudanças nas formas de prestar atendimentos virtuais que a Receita Federal adotou na pandemia. Explicaram também, em detalhes, como funciona a conta gov.br, quais serviços são atendidos via e-CAC, a lista dos principais processos digitais que foram disponibilizados nesse portal, com acesso pela conta gov.br, além de detalhar a Instrução Normativa RFB nº 2022/2021, que dispõe sobre a entrega de documentos e a interação eletrônica em processos digitais na RFB.

A gravação completa pode ser conferida no link abaixo:


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.